usem e abusem

Are dogs or cats somehow more worthy of moral consideration than pigs or chickens? Do they possess some intrinsic quality that entitles them to favoured treatment? Dogs and cats are, arguably, more aesthetically appealing than pigs. But so what? The singer Madonna is more pleasing to look at than the Pope, but this hardly entitles her of moral superiority. (James Serpell, In the Company of Animals)

Usem e abusem das imagens, das receitas, chamem-lhes vossas porque não me considero dona de nada. Gostava apenas de contribuir para uma sociedade mais justa, menos violenta, que não explorasse os que são diferentes.
Food for thought and heart

Friday, January 8, 2010

tofu fumado com pleurotos


ingredientes:
cogumelos (de preferência pleurotos)
batatinhas novas
tofu fumado
salsa picada
flor de sal

Cortar os pleurotos em tiras e salteá-los em azeite numa frigideira sobre lume espevitado até ficarem dourados. Juntar o tofu fumado partido em cubos para aquecer.

Cozer batatas novas, pequeninas, a vapor.

Regar as batatinhas com azeite e salpicar tudo com flor de sal e salsa picada.

Acompanhar com salada fresca

Wednesday, January 6, 2010

bôla veggy


massa:
350g de farinha de trigo
150g de farinha de milho
25g de fermento de padeiro (vende-se em pacotinhos no Pingo Doce)
50g de azeite
2,50dl de leite de soja sem açúcar (morno)
1dl de água (morna)
1 colher (chá) de sal

Misturar muito bem todos os ingredientes com a batedeira, tapar com um pano e pôr a levedar junto de uma fonte de calor). Há quem use fermento seco ou bicarbonato de sódio, mas ainda não testei as quantidades.

veggies
milho cozido
pimento cru
tomate seco
alecrim
cogumelos
azeitonas
bróculos
sementes de girassol

Esta é apenas uma sugestão de ingredientes que tem a ver com gosto pessoal; uma das vantagens é que se pode pôr o que nos apetecer. Eu salteio os cogumelos e os brócolos separadamente e depois é que os junto numa tigela. Os verdes devem ser muito pouco cozinhados porque depois ainda vão ao forno e assim ficam al-dente e verdinhos. Demolho um pouco o tomate antes de o partir em bocadinhos e juntar. O resto ponho tudo em cru e aqueço ligeiramente antes de juntar à massa.
Unta-se com azeite e polvilha-se com farinha uma forma rectangular ou quadrada baixa, ou ainda uma forma de bolo inglês, se preferirem. Enquanto o forno aquece, procede-se à mistura dos ingredientes na massa ou à sua disposição em camadas na forma.
Cozinha a 190° durante cerca de 30 minutos.

Saturday, January 2, 2010

fetuccini




ingredientes
massa
1 lata de tomate triturado
1 cebola picada
1 lata de milho cozido
espargos

Coze-se o fetuccini com sal e tempera-se com azeite depois de escorrido, para não grudar.
Grelham-se os espargos. Pica-se a cebola para um tachinho, a frigir em azeite. Acrescenta-se o tomate e deixa-se fervilhar com a tampa posta, em lume brando. Rectifica-se de sal e tempera-se com tomilho ou manjericão.

Broa de milho no forno



ingredientes
1 lata de grão cozido
1 molho de nabiças ou grelos
broa de milho
natas de arroz
6 dentes de alho
azeite
coentros

Tira-se a côdea à broa e esfarela-se o miolo para uma tigela, juntam-se coentros picados com alho, azeite e natas de arroz (têm uma consistência bastante grossa).

Escaldam-se os grelos ou as nabiças durante alguns minutos, espremem-se bem para tirar quaisquer vestígios de água e salteiam-se com azeite e alho. Põem-se no meio de um pyrex, em rolo compacto, cobrem-se com o preparado de broa, rega-se com mais azeite e leva-se ao forno a tostar (±15 minutos a 180°). Aquece-se o grão, dispõe-se no pyrex à volta da broa, envolve-se com o azeite e vai mais 3 minutos ao forno.

massa púrpura



ingredientes
3 ou 4 beterrabas pequenas cozidas
1 cebola média picada
massa cozida
vinagre balsâmico
1/2 caldo de legumes

Fritar um pouco a cebola em azeite num tacho e juntar as beterrabas cortadas em cubos. Temperar com o vinagre balsâmico e o cubo de legumes com um pouco de água.

Cozer a massa e servir junto

assado de seitan



1 peça de seitan
couve-flor
brócolos
2 cenouras raladas
3 pimentos vermelhos
nozes e avelãs picadas
sementes de girassol, sésamo, linhaça
1 folha brick

Passam-se os frutos secos e as sementes pelo lume para torrar. Corta-se o seitan em ripinhas e salteia-se.

Levam-se os pimentos ao forno a temperatura elevada e assam-se. Quando tiverem aspecto de assados, embrulham-se em papel de jornal, papel de prata ou dentro de um saco de plástico até arrefecerem. Depois lavam-se à torneira para sair a pele e separar das sementes. Passam-se num copo misturador com o mixer e despeja-se o puré para um passador de rede forrado com um pano fininho, para perder a água. Quando o puré estiver grosso, tempera-se com sal, azeite e vinagre balsâmico.

Entretanto estufam-se os legumes em tacho tapado e temperam-se com sal, pimenta e salsa picada.

Põem-se as sementes e os frutos secos no fundo de uma forma de bolo inglês, a folha brick a forrar e vão-se acrescentando os restantes ingredientes em camadas: pode começar-se com o seitan, o puré de pimento e, por fim, os legumes estufados.

Vai ao forno a 180° durante aproximadamente 30 minutos. Desenforma-se para uma travessa e serve-se acompanhado de um cereal cozido (arroz, por exemplo) e salada de tomate.

abóbora recheada



1 abóbora pequena
1 couve-flor pequena
1 pé de brócolos
1 cebola grande
2 cenouras cortadas em rodelas grossas
1 pimento vermelho pequeno
1 nabo
cogumelos
100g de couve ripada para caldo verde
coentros picados
natas de soja
leite de coco para quem gostar


acompanhamento

arroz, cevada ou centeio cozidos

Corta-se a tampa da abóbora em bicos com uma faca afiada. Com o instrumento de fazer bolinhas no melão, retirar o interior da abóbora, pôr alguma de parte e o resto guardar em sacos no congelador para ir juntando às sopas.

Picar a cebola para um tacho, juntar alguns pedaços de abóbora, a couve-flor e os brócolos cortados em raminhos pequenos, a cenoura, o nabo em cubos e o pimento em tirinhas, regar com azeite e deixar estufar em tacho tapado. Acrescentar a couve ripada. à parte, saltear os cogumelos em alho e azeite, em lume forte. No final, acrescentar os cogumelos salteados, os coentros, as natas e o leite de coco, se for caso disso.

Recheia-se a carcaça da abóbora com este preparado bem quente e vai ao forno a 180° durante cerca de 15/20 minutos.

Serve acompanhado de um cereal cozido

couve roxa

1 couve roxa (± 1 kg)
1 cebola grande
2 maçãs reinetas grandes
2,5 dl de vinho tinto
2 colheres (sopa) de vinagre
azeite
sal
açúcar

Corta-se a couve fininha. Pica-se a cebola e frita-se ligeiramente no azeite. Vai-se juntando a couve aos poucos. Quando a couve setiver toda no tacho, junta-se o vinho, o vinagre e um pouco de água. Estufa-se em lume brando, num tacho tapado durante cerca de 1 hora.

Quase no fim, acrescentam-se as maçãs descascadas e partidas em cubinhos, e deixa-se cozinhar mais 3 a 5 minutos. Tempera-se com açúcar, sal e engrossa-se o molhos com fécula de batata.

vol-au-vent de alcachofra



1 pacote de massa folhada
1 lata de centros de alcachofras (10/12 unidades)
pinhões
farinha
margarina vegetal
leite de soja, arroz ou aveia

acompanhamentos possíveis:
couve roxa
boulgour
salada mista


Pode fazer-se um vol-au-vent grande ou individuais, dependendo da massa que se comprar ser em bloco ou em folhas. As de folhas (como a que está na fotografia)usa-se tal como sai da embalagem, recheia-se o quadrado e fecham-se as pontas para ir ao forno; se for um bloco grande, baixa-se um pouco com o rolo da massa (ao formato da travessa em que vai ser servido), dá-se um golpe com o formato da tampa - a cerca de 1cm dos bordos a toda a volta - e leva-se ao forno. Só depois de arrefecer se pode retirar a tampa e escavar um pouco o interior.

Preparar o molho béchamel e torrar os pinhões numa frigideira sem gordura. Cortar os corações das alcachofras e juntar ao béchamel. Cerca de 15 minutos antes de servir, aquecer o vol-au-vent no forno e o preparado de alcachofras num tacho, onde se misturam os pinhões torrados. Rechear e servir.

Não esquecer que, se forem folhados individuais, recheiam-se a frio e só então se levam ao forno forte.