
ingredientes
250g farinha
200g margarina vegetal
125g amêndoa ralada
100g açúcar
1 pacote de frutos do bosque
açúcar a gosto
raspa de limão
icing sugar
1 colher (sopa) de sementes de linhaça moída misturada com 3 colheres (sopa) de água, bem mexido até ficar uma goma
Misturar bem a farinha com a amêndoa ralada e o açúcar antes de juntar a margarina e a pasta de linhaça, e misturar bem, primeiro com a colher de pau e seguidamente com as mãos.
Com a ajuda da balança, dividir a massa em 5 partes iguais. Cortar 6 quadrados de papel vegetal com um pouco mais do diâmetro de uma base de tarte (23cm). Colocar a base da tarteira em cima da mesa, um quadrado de papel por cima, sobre esta uma bola de massa coberta com mais uma folha de papel vegetal (esta serve apenas para o rolo não se pegar à massa e vai sendo reutilizado em cada bolacha). Com o rolo achata-se a massa ao tamanho da base e vão-se colocando as bolachas nos tabuleiros do forno previamente aquecido a 180°, onde ficam cerca de 15 minutos ou até alourarem.
Entretanto colocam-se os frutos vermelhos num tacho com açúcar e deixam-se ferver 10 minutos, retifica-se o açúcar e junta-se raspa de limão (eu costumo congelar um limão inteiro e sempre que preciso, raspo-o - casca e polpa). Bate-se ligeiramente com o mixer para não ficarem frutos inteiros que desequilibrem o bolo e deixa-se arrefecer antes de rechear a tarte.
A última bolacha cobre-se com icing sugar.
No comments:
Post a Comment