usem e abusem

Are dogs or cats somehow more worthy of moral consideration than pigs or chickens? Do they possess some intrinsic quality that entitles them to favoured treatment? Dogs and cats are, arguably, more aesthetically appealing than pigs. But so what? The singer Madonna is more pleasing to look at than the Pope, but this hardly entitles her of moral superiority. (James Serpell, In the Company of Animals)

Usem e abusem das imagens, das receitas, chamem-lhes vossas porque não me considero dona de nada. Gostava apenas de contribuir para uma sociedade mais justa, menos violenta, que não explorasse os que são diferentes.
Food for thought and heart

Thursday, December 26, 2013

blattertarte



ingredientes


250g farinha
200g margarina vegetal
125g amêndoa ralada
100g açúcar
1 pacote de frutos do bosque
açúcar a gosto
raspa de limão
icing sugar
1 colher (sopa) de sementes de linhaça moída misturada com 3 colheres (sopa) de água, bem mexido até ficar uma goma


Misturar bem a farinha com a amêndoa ralada e o açúcar antes de juntar a margarina e a pasta de linhaça, e misturar bem, primeiro com a colher de pau e seguidamente com as mãos.

Com a ajuda da balança, dividir a massa em 5 partes iguais. Cortar 6 quadrados de papel vegetal com um pouco mais do diâmetro de uma base de tarte (23cm). Colocar a base da tarteira em cima da mesa, um quadrado de papel por cima, sobre esta uma bola de massa coberta com mais uma folha de papel vegetal (esta serve apenas para o rolo não se pegar à massa e vai sendo reutilizado em cada bolacha). Com o rolo achata-se a massa ao tamanho da base e vão-se colocando as bolachas nos tabuleiros do forno previamente aquecido a 180°, onde ficam cerca de 15 minutos ou até alourarem.
Entretanto colocam-se os frutos vermelhos num tacho com açúcar e deixam-se ferver 10 minutos, retifica-se o açúcar e junta-se raspa de limão (eu costumo congelar um limão inteiro e sempre que preciso, raspo-o - casca e polpa). Bate-se ligeiramente com o mixer para não ficarem frutos inteiros que desequilibrem o bolo e deixa-se arrefecer antes de rechear a tarte.

A última bolacha cobre-se com icing sugar.

Thursday, December 12, 2013

sem espinhas à lagareiro



ingredientes

tofu
algas
pasta de azeitona
alcaparras
batatas pequenas
grelos
broa
azeite
coentros
alho
alecrim


Cortar o tofu em fatias finas. Fervem-se as algas e picam-se com alcaparras, misturando bem seguidamente com a pasta de azeitona.
Cozem-se as batatinhas em vapor, dá-se um murro a cada uma e põem-se num prato de ir ao forno com sal, azeite e alecrim picado.
Cozem-se os grelos e salteiam-se com um pouco de azeite e alho.
Empilhar as fatias de tofu espalhando o recheio de algas entre elas e dispor no meio de um pyrex. Esfarelar o miolo da broa; as côdeas são previamente metidas na picadora juntamente com coentros antes de misturar tudo e espalhar em redor do tofu. Regar com azeite e levar ao forno em paralelo com as batatas, durante cerca de 30 minutos.
Serve-se bem quente.