
seitan
seitan em cubos, marinado umas horas em pasta de alho, mostarda, sal, louro, vodka limão (deixar durante um dia um recipiente no frigorífico com casca de limão e vodka, ao fim do qual se retiram as cascas, podendo-se usar o vodka aromatizados em preparações culinárias)
molho de amendoim
um punhado de amendoins demolhados (pode acrescentar-se - ou substituir por - amêndoas, pinhões, cajus)
umas algas
cebola
alho
gengibre
turmeric
natas vegetais
puré de maçã
maçãs reinetas
açúcar
cravinho
Saltear o seitan em azeite.
Estufar a cebola e o alho durante 5 minutos, acrescentar os frutos secos e o gengibre, misturar bem durante 3 minutos, acrescentar as algas, deixar fervilhar mais um ou dois minutos e retirar do lume.
Despejar para um copo misturador, acrescentar um pouco de natas, sal e turmérico, e bater com a varinha da sopa até ficar cremoso.
Pode servir-se como molho (acrescentando mais natas e vodka citron) ou servir espesso.
Para o puré de maçã, descascam-se maçãs reinetas e cortam-se em pedaços para um tacho, com um ou dois cravinhos. Borrifa-se o tacho com água para não colarem ao fundo, e levam-se a lume brando com tacho tapado. Quando começarem a desfazer-se, juntamos o açúcar e deixamos acabar a cozedura antes de transformar em puré com a ajuda da varinha (não esquecer de retirar os cravinhos antes de triturar)
na fotografia, seitan, alface bio, puré de maçã salpicado com bagos de romã, chutney de manga, molho espesso de amendoim