usem e abusem

Are dogs or cats somehow more worthy of moral consideration than pigs or chickens? Do they possess some intrinsic quality that entitles them to favoured treatment? Dogs and cats are, arguably, more aesthetically appealing than pigs. But so what? The singer Madonna is more pleasing to look at than the Pope, but this hardly entitles her of moral superiority. (James Serpell, In the Company of Animals)

Usem e abusem das imagens, das receitas, chamem-lhes vossas porque não me considero dona de nada. Gostava apenas de contribuir para uma sociedade mais justa, menos violenta, que não explorasse os que são diferentes.
Food for thought and heart

Monday, November 1, 2010

torta de broa


ingredientes
1 broa de milho
1 embalagem de tofu
1 punhado de azeitonas galegas
1 cebola grande
7 dentes de alho grandes
1 folha de louro
1 molho de coentros
1 embalagem de natas de soja, espelta ou arroz
2 egg replacer (em alternativa, mais uma embalagem de natas)
batatinha novas (3 ou 4 por pessoa)
cebolinhas (3 ou 4 por pessoa)
1 molho de grelos
1 colher (sopa) de Miso

Esfarelar a broa de milho à mão e desfazer as côdeas na 1,2,3, juntamente com os coentros (os pés também) e 3 dentes de alho. Numa tigela misturar tudo, temperar com sal e pimenta e ir vertendo as natas e o egg replacer, ou só as natas, se não houver o substituto do ovo. O objectivo é que fique tudo bem ligado, numa massa moldável.
Picar finamente a cebola e 4 dentes de alho e levar ao lume com azeite e a folha de louro.
Com um garfo, esfarelar o tofu e cortar as azeitonas em pedaços. Quando a pasta de cebola e alho começar a aloirar, juntar o tofu com as azeitonas e mexer bem duante alguns minutos. Diluir o Miso num pouco de água e misturar com o tofu. Rectificar os temperos e retirar a folha de louro.
Lavar bem as batatinhas, descascar as cebolas, arranjar os grelos e pôr tudo a cozer (os grelos à parte).
Em cima de um pano limpo, de uma folha de alumínio ou de papel vegetal (no caso de optar por papel ou alumínio, convém pincelá-lo com azeite para facilitar o enrolamento), colocar a massa de broa e espalhá-la com um rolo de massa. Cobrir com a mistura de tofu e enrolar com a ajuda do papel ou do pano. Meter num prato de ir ao forno e regar com azeite. Levar a forno aquecido a 160° até ganhar crosta.
Esmurrar as batatas cozidas e juntá-las com os restantes acompanhamentos à torta, regando-os com o azeite quente.

No comments:

Post a Comment