usem e abusem

Are dogs or cats somehow more worthy of moral consideration than pigs or chickens? Do they possess some intrinsic quality that entitles them to favoured treatment? Dogs and cats are, arguably, more aesthetically appealing than pigs. But so what? The singer Madonna is more pleasing to look at than the Pope, but this hardly entitles her of moral superiority. (James Serpell, In the Company of Animals)

Usem e abusem das imagens, das receitas, chamem-lhes vossas porque não me considero dona de nada. Gostava apenas de contribuir para uma sociedade mais justa, menos violenta, que não explorasse os que são diferentes.
Food for thought and heart

Thursday, September 3, 2009

migas de espargos


ingredientes
400g de espargos
500g de pão alentejano
1dl de azeite
4 dentes de alho
3 folhas de louro
feijão frade
salsa picada
salada de rúcula selvagem

Esta quantidades são meramente indicativas, não tem qualquer importância pôr mais pão ou espargos ou reduzir o azeite; depende apenas do gosto de cada um.

Preparar os espargos, retirando a parte mais fibrosa com o utensílio de descascar cenouras . Cozer os espargos em panela própria (para a parte superior não ter contacto com a água e o espargo ficar tenro por igual) durante 3 minutos. Retirar o cesto de dentro da panela e reservar a água de cozedura. Cortar os espargos em pedacinhos pequenos.

Retirar a côdea ao pão e cortá-lo em fatias para uma tijela. Demolhar o pão com a água de cozer os espargos, mas juntando aos poucos para não o molhar em excesso.Num tacho fundo, fazer um estufado com azeite, alho picado ou esmagado com a lâmina da faca, louro e os espargos cortados, durante cerca de 10 minutos.

Esfarelar o miolo de pão para dentro do tacho e mexer muito bem até ficar na consistência desejada. Rectificar o sal.

Temperar o feijão frade com sal, azeite e salsa.

Servir as migas acompanhadas pelo feijão e salada de rúcula

1 comment: