usem e abusem

Are dogs or cats somehow more worthy of moral consideration than pigs or chickens? Do they possess some intrinsic quality that entitles them to favoured treatment? Dogs and cats are, arguably, more aesthetically appealing than pigs. But so what? The singer Madonna is more pleasing to look at than the Pope, but this hardly entitles her of moral superiority. (James Serpell, In the Company of Animals)

Usem e abusem das imagens, das receitas, chamem-lhes vossas porque não me considero dona de nada. Gostava apenas de contribuir para uma sociedade mais justa, menos violenta, que não explorasse os que são diferentes.
Food for thought and heart

Saturday, January 2, 2010

assado de seitan



1 peça de seitan
couve-flor
brócolos
2 cenouras raladas
3 pimentos vermelhos
nozes e avelãs picadas
sementes de girassol, sésamo, linhaça
1 folha brick

Passam-se os frutos secos e as sementes pelo lume para torrar. Corta-se o seitan em ripinhas e salteia-se.

Levam-se os pimentos ao forno a temperatura elevada e assam-se. Quando tiverem aspecto de assados, embrulham-se em papel de jornal, papel de prata ou dentro de um saco de plástico até arrefecerem. Depois lavam-se à torneira para sair a pele e separar das sementes. Passam-se num copo misturador com o mixer e despeja-se o puré para um passador de rede forrado com um pano fininho, para perder a água. Quando o puré estiver grosso, tempera-se com sal, azeite e vinagre balsâmico.

Entretanto estufam-se os legumes em tacho tapado e temperam-se com sal, pimenta e salsa picada.

Põem-se as sementes e os frutos secos no fundo de uma forma de bolo inglês, a folha brick a forrar e vão-se acrescentando os restantes ingredientes em camadas: pode começar-se com o seitan, o puré de pimento e, por fim, os legumes estufados.

Vai ao forno a 180° durante aproximadamente 30 minutos. Desenforma-se para uma travessa e serve-se acompanhado de um cereal cozido (arroz, por exemplo) e salada de tomate.

No comments:

Post a Comment