usem e abusem

Are dogs or cats somehow more worthy of moral consideration than pigs or chickens? Do they possess some intrinsic quality that entitles them to favoured treatment? Dogs and cats are, arguably, more aesthetically appealing than pigs. But so what? The singer Madonna is more pleasing to look at than the Pope, but this hardly entitles her of moral superiority. (James Serpell, In the Company of Animals)

Usem e abusem das imagens, das receitas, chamem-lhes vossas porque não me considero dona de nada. Gostava apenas de contribuir para uma sociedade mais justa, menos violenta, que não explorasse os que são diferentes.
Food for thought and heart

Wednesday, January 6, 2010

bôla veggy


massa:
350g de farinha de trigo
150g de farinha de milho
25g de fermento de padeiro (vende-se em pacotinhos no Pingo Doce)
50g de azeite
2,50dl de leite de soja sem açúcar (morno)
1dl de água (morna)
1 colher (chá) de sal

Misturar muito bem todos os ingredientes com a batedeira, tapar com um pano e pôr a levedar junto de uma fonte de calor). Há quem use fermento seco ou bicarbonato de sódio, mas ainda não testei as quantidades.

veggies
milho cozido
pimento cru
tomate seco
alecrim
cogumelos
azeitonas
bróculos
sementes de girassol

Esta é apenas uma sugestão de ingredientes que tem a ver com gosto pessoal; uma das vantagens é que se pode pôr o que nos apetecer. Eu salteio os cogumelos e os brócolos separadamente e depois é que os junto numa tigela. Os verdes devem ser muito pouco cozinhados porque depois ainda vão ao forno e assim ficam al-dente e verdinhos. Demolho um pouco o tomate antes de o partir em bocadinhos e juntar. O resto ponho tudo em cru e aqueço ligeiramente antes de juntar à massa.
Unta-se com azeite e polvilha-se com farinha uma forma rectangular ou quadrada baixa, ou ainda uma forma de bolo inglês, se preferirem. Enquanto o forno aquece, procede-se à mistura dos ingredientes na massa ou à sua disposição em camadas na forma.
Cozinha a 190° durante cerca de 30 minutos.

No comments:

Post a Comment