usem e abusem

Are dogs or cats somehow more worthy of moral consideration than pigs or chickens? Do they possess some intrinsic quality that entitles them to favoured treatment? Dogs and cats are, arguably, more aesthetically appealing than pigs. But so what? The singer Madonna is more pleasing to look at than the Pope, but this hardly entitles her of moral superiority. (James Serpell, In the Company of Animals)

Usem e abusem das imagens, das receitas, chamem-lhes vossas porque não me considero dona de nada. Gostava apenas de contribuir para uma sociedade mais justa, menos violenta, que não explorasse os que são diferentes.
Food for thought and heart

Saturday, January 2, 2010

vol-au-vent de alcachofra



1 pacote de massa folhada
1 lata de centros de alcachofras (10/12 unidades)
pinhões
farinha
margarina vegetal
leite de soja, arroz ou aveia

acompanhamentos possíveis:
couve roxa
boulgour
salada mista


Pode fazer-se um vol-au-vent grande ou individuais, dependendo da massa que se comprar ser em bloco ou em folhas. As de folhas (como a que está na fotografia)usa-se tal como sai da embalagem, recheia-se o quadrado e fecham-se as pontas para ir ao forno; se for um bloco grande, baixa-se um pouco com o rolo da massa (ao formato da travessa em que vai ser servido), dá-se um golpe com o formato da tampa - a cerca de 1cm dos bordos a toda a volta - e leva-se ao forno. Só depois de arrefecer se pode retirar a tampa e escavar um pouco o interior.

Preparar o molho béchamel e torrar os pinhões numa frigideira sem gordura. Cortar os corações das alcachofras e juntar ao béchamel. Cerca de 15 minutos antes de servir, aquecer o vol-au-vent no forno e o preparado de alcachofras num tacho, onde se misturam os pinhões torrados. Rechear e servir.

Não esquecer que, se forem folhados individuais, recheiam-se a frio e só então se levam ao forno forte.

No comments:

Post a Comment