usem e abusem

Are dogs or cats somehow more worthy of moral consideration than pigs or chickens? Do they possess some intrinsic quality that entitles them to favoured treatment? Dogs and cats are, arguably, more aesthetically appealing than pigs. But so what? The singer Madonna is more pleasing to look at than the Pope, but this hardly entitles her of moral superiority. (James Serpell, In the Company of Animals)

Usem e abusem das imagens, das receitas, chamem-lhes vossas porque não me considero dona de nada. Gostava apenas de contribuir para uma sociedade mais justa, menos violenta, que não explorasse os que são diferentes.
Food for thought and heart

Saturday, January 2, 2010

fetuccini




ingredientes
massa
1 lata de tomate triturado
1 cebola picada
1 lata de milho cozido
espargos

Coze-se o fetuccini com sal e tempera-se com azeite depois de escorrido, para não grudar.
Grelham-se os espargos. Pica-se a cebola para um tachinho, a frigir em azeite. Acrescenta-se o tomate e deixa-se fervilhar com a tampa posta, em lume brando. Rectifica-se de sal e tempera-se com tomilho ou manjericão.

2 comments:

  1. Exclui os ovos também? Nenhum derivado animal é, na sua opinião, eticamente permissível?

    Mas imagine que vivíamos num ambiente gelado como os esquimós...

    ReplyDelete
  2. Obrigada pela visita. Interesso-me bastante por filosofia e acho que nos fazia muito bem a todos o exercício de pensamento crítico. Já vi que fazem a vossa parte e felicito-os.
    Quanto à questão dos ovos e outros produtos de origem animal, ela divide-se em duas:

    1ª - nutrição - devido às condições extremas do seu habitat, os inuit só podem sobreviver alimentando-se de animais, mas esse é um caso extremo que não se aplica ao ambiente em que vivemos. Nós temos fontes alternativas de proteína vegetal, além de esta ser uma opção favorável à saúde, pois os produtos de origem animal são responsáveis pelos elevados índices de colesterol de que padecemos nas sociedades ocidentais.

    2ª - ética - o consumo de produtos de origem animal levam inevitavelmente à escravização e morte dos animais que são considerados não como seres de pleno direito à vida, à integridade física e à autonomia, para serem tratados como meras unidades de produção.

    http://www.youtube.com/watch?v=U6_hjA4cdjM

    http://veg-tv.info/Earthlings

    A projecção do filme Earthlings é um excelente pretexto para uma aula de filosofia, pois levantaria muitas questões que de outra forma não são abordadas. Podia ser criado um blog para discussão posterior, por exemplo (se o fizerem, gostava imenso de participar, :-))

    A grande questão para mim é que não quero causar sofrimento desnecessário, sobretudo por uma razão tão trivial como a satisfação do paladar que, como todos sabemos, é facilmente educado. Como considero uma refeição um acto social e não só a ingestão de nutrientes, tento partilhar experiências culinárias que resultam.
    Este blog vai-se construindo ao sabor da disponibilidade (esqueço-me muitas vezes de tirar fotografias...)

    ReplyDelete